quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Comentário sobre o texto "Desconectado"

Comparando a reportagem "Desconectado" de Camila Antunes (revista Veja), e a reportagem "Cada criança( e professor) com seu laptop de Paulo Araújo (revista Nova Escola) nos leva ter conclusões antagónica sem relação ao projeto do governo "Um Computador por Aluno".
O texto de Camila Antunes por apresentar características superficiais e tendenciosa passa aos leitores uma visão totalmente negativa do projento que ainda se encontra em fase de teste. Apresentando como fundamento uma pesquisa do MEC, que apontam um atraso de um semestre dos alunos que tem acesso aos laboratórios de informáticas .
Já o texto de Paulo Araújo apresenta uma tendência otimista em relação ao projeto do governo. Com fundamentos mais consistentes ele relata os sucessos que estão sendo obtidos nas escolas que serve de piloto para o projeto.
A E. E. Luciane de Abreu já apresenta algumas mudanças: estudantes mais interessados pela escola, nova configuração das classes e planejamento mais dinâmico para as atividades " É muito mais interessante construir o sistema solar do que aprender do jeito que está no livro, TODO PRONTO" diz José Amaral, 10 anos.
É fundamental que ao se fazer uma leitura , o leitor esteja atento e não e deixe levar por reportagens tendenciosas como as apresentada no texto.
O melhor a se fazer quando nos deparamos com temas polémicos, como o das reportagens, é pesquisar em diferentes fontes e autores com linha de pensamento distintos. Partindo disso, podemos criar nossas próprias conclusões de forma crítica.

Nenhum comentário:

Tiago

Tiago