quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Comentário sobre o filme Ponto de Mutação

O filme foi baseado no livro The Turning Point, do físico austríaco Frijof Capra.
O cenário onde a trama tem sua evolução é um castelo medieval no litoral da França, no alto do Monte Saint Michel. O local é bastante propício para a discusão que tomo toda a história por conter objetos que remontam a história da sociedade moderna e evocam as linhas de pensamentos presente na época.
Embora o filme seja repleto de referência a diversas teorias, as duas linhas de pensamentos confrontadas diretamente são: o pensamento MECANICISTA e o pensamento HOLÍSTICO.
O primeiro pensamento é derivado dos estudos de Descartes, com a visão de que o cosmo poderia ser entendico como um relógio. A natureza seria então uma máquina, onde bastava desmontar as peças e entendê-las para compreender o todo.

"O relógio foi a causa da primeira ruptura do homem com a natureza, tornando-se o modelo do cosmo"

" Claro que pode consertar uma peça, mas ela vai quebrar de novo em um segundo porque ignorou o que se conecta a ela"

A teoria Carteziana é aceita em definitivo quando Issac Newton formulou as leis que descreviam o movimento.

" consumou a idéia de Descartes: O mundo como uma máquina perfeita"

Pessoas que se quer sabem quem foi Descartes e Newton vivem inseridas em uma rotina de vida baseada na pespectiva de que a vida social é composta de fatos isolados.

Já a teoria Holítica segue o caminho oposto. Essa teoria investiga a relação de cada parte dentro da totalidade e a influência dessa totalidade em cada parte, dando ênfase nas interações existentes entre elas. Opensamento holístico defende uma visão de mundo integrada.

"Vocês sabiam que,no mundo todo, todo dia 40 mil crianças morrem de desnutriçaõ e doenças evitáveis? quase todo segundo? Agora... e agora... e agora...
Mas essas curtas vidas não podem ser vistas isoladamente. Elas são parte de um sistema maior, que envolve a economia, o meio ambiente e sobre tudo a grande dívida do terceiro mundo.

Nessa linha de pensamento, esta crise seria resolvida se as pessoas começassem a pensar que tudo está interligado e interdependente. Seria sair de uma percepção individualista para uma percepção coletivista de vida.

" No fim das contas, gostemos ou não, somos todos parte de uma teia inseparável de relações."

"Os índios americanos pensavam nas consequência de suas ações até a sétima geração."

Nenhum comentário:

Tiago

Tiago