segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Síntese da aula 26/10

A aula de hoje teve como fundamento o texto "Tecnologias e novas educações" de Nelson Preto.
Estarei trazendo trechos do texto que considerei como relevantes, além dos pontos discutidos em sala:

  • Segundo Nelson Preto, estamos vivendo um momento histórico profundo de transformações(tanto na cultura quanto na vida social). Transformações que questionam as teorias vigentes, na busca de novos paradigmas que expliquem de forma mais ampla os fenômenos sociais e naturais;

  • Mudança na organização da sociedade: -Modo vertical de comando para -Organização horizontal em rede;

  • Para que a população possa se organizar de uma forma horizontal deve have a democratização do acesso a internet. O autor critica o monopôlio dos centros de comunicação no Brasil, que estabele uma pseudoligação entre as pessoas de todo o mundo de forma passiva. Ele diz que mesmo sendo um receptor, o cidadão vive a sensação de está integrado ao mundo, somente por saber dos acontecimentos em todas as partes do planeta;

  • A concentraçaõ e distribuição de imagens e informações trás consigo uma pespectiva consumidora de ser, inclusive na educação e cultura com uma pespectiva individualista de atuação social; os movimentos de cibespaços tem trazido novas reflexões de superação a essas pespectivas individualista, a partir de métodos, estruturas e estratégias de cooperação na internet;

  • O que a educação ganha com a utilizaçaõ de soltware livre?

- independência dos fornecedores centralizados(código fonte)

- ampliação de uma rede de produção colaborativa, fundamental para a educação;

  • Preto ressalta que o processo de informatização da sociedade constitui-se em elementos estruturantes de uma noova forma de ser, pensar e viver, e não apenas o envio e recebimento de informações e imagens;

  • Outro ponto marcante é a nova relação homen-máquina

- Que passa da Subordinação para o aprendizado inerente de ambos, ocorrendo um imbricamento desses elementos;

A Educação em Crise

  • O contexto social em constante mudanças: as demandas do mercado profissional--- requalificaçaõ permanente--- ativos em permanente aprendizado;

  • A partir dos anos 1980 muda a organizaçaõ do trabalho:

-estrutura linear(taylorismo+fordismo)------- organização por equipes(toyotismo); No toyotismo o trabalhador desqualificado nçao tem vez, por não poder contribuir nas equipes, que visa o resultado mais esperado da sua produção: geração de conhecimento no local d etrabalho. O nosso grande desafio, hoje em dia, é aprender e produzir ao mesmo tempo e sem sair do local, já que o aprendizado é contínuo;

  • 1980- A era acadêmica da Internet:

- Nova forma de aprendizado(socializaçaõ e colaboração0--- troca permanente---relações plurais e multirrefenciais, em contra partida o trabalho do professor se encontra numa pespectiva monoculturista de educação, o que leva a repensar novas política spara a educaçaõ. Os resultados do uso das tecnologias da informação e comunicação não são satisfatórias. Segundo Halnes, o problema não é do computador, ma sdo sistema educacional, fiel aos objetivos, nem sempre educacionais, e que muitas vezes trás concepções utilitarista de educação.

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Tiago

Tiago