sábado, 1 de setembro de 2007

Sintése da aula 31/08

A aula hoje, fundamentada no texto " Inclusão Digital e Formação de Professores" gerou a discussão das seguintes questões:
  • Por que é necessário a inclusão digital?
  • Qual o objetivo da inclusão digital?
  • Qual a demanda necessária para que ela aconteça?
  • Medidas de inclusão digital?
  • Diferença entre Telecentros e Lan house?
  • Quem deve ser o responsável pela inclusão digital?
  • Qual o papel da escola para que isso aconteça?
  • O poder de transformação da inclusão digital na educação.

Texto: " Inclusão Digital e Formação de Professores"

  • O conceito de inclusão digital no Brasil se reduz apenas s a inserir a população como consumidores de bens, serviços e informações, esquecendo um de seus papeis mais importante: PRODUÇÃO DE CULTURA E CONHECIMENTO.(pg 43)
  • Na perspectiva moderna "inclusão" implica um modelo ao qual todos seriam inseridos, introduzidos, adaptados"(pg 43)
  • A inserção da população no mundo digital tem como motivação: interesses económicos e industriais. A população das classes mais baixas, ao também possuírem acesso a rede, se tornam um ótimo mercado consumidor para a economia digital.
A ideia é: "primeiro investir no desenvolvimento da infra-estrutura de informações, para logo em seguida investir na informatização da economia."(pg44)
Assim, passamos a ter novos consumidores digitais no lugar de novos incluídos digitalmente. "Os sujeitos serão considerados "incluídos" se se inserirem no modelo definido pelos Programas Sociedade da Informação como consumidores de bens, serviços e informações.(pg44)

  • Por atender a um número bastante elevado da população a escola é considerada um dos principais centros de "inclusão digital". O grande problema é o despreparo dos professores, que por não terem acesso a nenhum programa de formação ficam incapacitados de adaptar as tecnologias a sua prática pedagógica.
" No entanto, para a maioria dos professores não é oferecida sequer essa formação aligeirada, o que os mantém fora do processo."(pg45)

"Sobre formação dos professores pouco ou nenhum registro é feito"(pg45)

"Em suma, continua o professor à margem do processo, sem condições sequer de questionar as práticas a que é submetido.

  • A inclusão digital pensada de uma forma mais abrangente, permite que aquele que está incluído se torne um sujeito mais dinâmico.
" capaz de participar, questionar, produzir, decidir,transformar..."

  • Formação de Professores na perspectiva da inclusão digital
- Trazer as questões referidas para a discussão, nos cursos de licenciatura, é de fundamental importância para não dá continuidade ao círculo vicioso no qual estamos inseridos...

-Entender as novas tecnologias como estruturantes de relações sociais, é relevante para a reflexão sobre as experiências que estão em curso...

-Que os professores se libertem do nível de subserviência aś imposições externas a que estão submetidos, principalmente no que diz respeito a projetos de uso de Novas Tecnologias na Educaçaõ, construam a sua própria preparaçaõ de forma a conquistarem o papel de líderes dos processos educacionais, a questionarem as práticas instituídas, reconstruindo-as...

Nenhum comentário:

Tiago

Tiago